top of page
Design sem nome (3).png

Saiba como funciona o ENEM

Atualizado: 10 de fev. de 2023



Sei o quanto a angústia desse momento é grande... afinal, "o que será de mim?", "fiz a escolha certa?", "e se eu não passar?"...


Realmente, vida de gente jovem é punk... é dúvida atrás de dúvida, incertezas atrás de incertezas. Mas saibam que a vida de gente adulta não é muito diferente não!!! Só mudam as incertezas e as dúvidas, e o que sobra é tudo igual... O nome disso é VIDA REAL e que ESTÁ TUDO SOB CONTROLE (e é sobre isso...).


Mas vamos falar de uma incerteza das mais angustiantes para vocês, caros revolujovens. Sim, estou falando do vestibular e do ENEM. Esses testes, são os meios de entrada para as centenas (ou milhares) de universidades em todo o país. Mas você sabe o que cada um deles pode te proporcionar?


Bem... os vestibulares são instrumentos diretos de acesso às faculdades, sejam elas públicas ou privadas. Cada instituição utiliza suas metodologias próprias de seleção. Algumas te propõe questões em todas as áreas e uma redação... outras cobram apenas uma redação e outras ainda (ACREDITEM), te avaliam apenas por um pequeno texto do tipo:"se você acertar o seu nome, pelo menos, considere-se aprovado" PA-RA-BÉNSSSSS


Alguns vestibulares são "pra acabar"... extraem tua alma, te abduzem desse mundo, mas são instrumentos muito sérios e concorridos. Como exemplos temos o ITA, a FUVEST, a UNICAMP e a UNESP, assim como as UF's (federais) de todo esse Brasilzão.


Com relação ao ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) a coisa acontece da seguinte maneira: para algumas universidades ele é a única forma de entrada.Para outras, ele é uma parte desse processo. Existem programas vinculados com o ENEM que servem para isso. São eles:


O SISU - Trata-se de um sistema informatizado onde as universidades públicas oferecem vagas para os candidatos participantes do Enem. Para participar, os estudantes devem fazer o cadastro pela página do programa a custo zero. Podem participar os alunos que fizeram a prova do Enem e que não tiveram ZERO na redação. (https://acessounico.mec.gov.br)


O PROUNI - O Prouni tem uma única etapa de inscrição, a qual é gratuita, e feita exclusivamente pela internet, na página do Prouni. O candidato pode escolher até duas opções de instituição, por ordem da preferência dele, o curso e turno que se aplicam às bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil. (veja mais em https://acessounico.mec.gov.br/prouni)


O FIES - O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. (veja mais em https://www.fnde.gov.br/index.php/financiamento/fies-graduacao/perguntas-frequentes-fies)


Mas vou te deixar umas dicas bem importantes:

  1. Não se interesse por saber qual nota seu amigo ou amiga, colega de sala de aula ou qualquer outra pessoa tirou de nota no ENEM;

  2. Não compare o seu desempenho com ninguém... cada curso, cada instituição tem seu critério e a sua mínima para admissão ou corte;

  3. Às vezes, a sua alegria pode ser a tristeza de outro candidato, assim como a alegria dele pode ser a sua tristeza... portanto, relaxe.

  4. As notas do vestibular e do ENEM muitas vezes não definem se você é competente ou não... por vezes, você pode fazer uma prova e não estar nos seus melhores dias, assim como você pode aceter uma coisa ou outro no chutômetro, e isso não tem como diferenciar;

  5. Tente não se estressar... se não passou nesse ano, você pode tentar no ano que vem outra vez e assim por diante. Sabe aquele ditado? "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura". Então lá vai: candidato do ENEM, que tanto tenta arrebentar, tanto tenta até que arrebenta.


Mas quero te dar uma dica legal: para saber sobre NOTAS DE CORTE, BOLSAS, etc, dê uma olhadinha no Guia do Estudante... lá eles te esclarecem muitas coisas também.


Luciano Silveira - Diretor da Revolujovem









Comments


INSTITUTO MUNDIAL DO JOVEM - IGNIS - CNPJ 05747119/0001-46

bottom of page