Dicas para lidar com a Ansiedade
- Revolujovem
- 14 de mar. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 15 de mar. de 2023

Um dos problemas mais disseminados nesse mundo moderno é a questão da ansiedade. Podemos dizer ainda que ser ansioso é uma das características presentes em todas as pessoas desse planeta... desde que nascem (coitadinhos), os pequeninos seres humanos já tem que lidar com situações de stress, luta pela sobrevivência, de treinar a paciência e aguardar e assim, desde já, treinando e dominando o bendito autocontrole.
Esse stress já acontece desde sempre, desde que o ser humano é ser humano; desde que os seres vivos surgiram... ou melhor, desde que o mundo é mundo.
E é nesse momento que a gente percebe que os seres vivos surgiram para amadurecer na porrada mesmo, ou seja, para sobreviver e vencer nas adversidades... e no meu entender, o sentimento ansioso já começa a ser construída aí... nesse momento.
Mas vamos ao que interessa:
Quais são os principais sintomas de uma pessoa ansiosa?
(Se você tiver a maioria desses sintomas, talvez você seja um ansioso).
1. Você sente cansaço, tem tremores, sensação de falta de ar, impressão de estar ficando asfixiado, os batimentos cardíacos ficam acelerados (taquicardia).
2. Tem suor excessivo (sudorese), náuseas, diarreia, micção frequente, dificuldade de se concentrar e assimilar informações.
3. Apetite desregulado, alterações do sono, medo, sensação de perigo, preocupações em excesso, tensão muscular, irritabilidade, sentimentos pessimistas constantes, sensação de vazio, entre outras coisas..
Sim... tudo isso (ou pelo menos, quase tudo)...posso ter esquecido de citar alguma coisa.
Mas acredito que, como falei no início, a ansiedade é inerente a quase todo ser humano. Então, é mais necessário que a gente aprenda a controlar, do que curar a ansiedade. Claro, é importantíssimo antes de continuarmos, que você entenda que deve também buscar orientação profissional e receber as indicações mais pontuais para você... porque cada caso é um caso (como falava-se a algum tempo).
Então, vamos trabalhar algumas dicas legais para aqueles momentos em que o bicho pega, ou seja, os momentos em que se desencadeiam aquelas famosas crises... aquelas que, geralmente as pessoas não conseguem controlar:
1ª dica: Não se preocupe se as pessoas estão olhando para você em estado de crise... sei que é difícil, mas pense assim: dane-se os outros... eles não sabem o que está rolando dentro de você;
2ª dica: Você não vai morrer de falta de ar... isso é apenas uma ilusão criada pelo seu cérebro; se acalme: INSPIRE VAGAROSAMENTE (cheira a florzinha) e EXPIRE VAGAROSAMENTE (assopra a velinha).
3ª dica: Os tremores (espasmos) que você tem e não consegue controlar, irão parar sozinhos logo mais... a hora em que você dominar seu cérebro,vai perceber que, ao se acalmar, eles também irão cessando;
4ª dica: Peça para alguém ficar com você, aperte a mão dessa pessoa e tente relaxar... lembre-se, que isso pode ajudá-lo a conter o descontrole que o seu sistema nervoso está tendo no momento... e que, à medida em que você domina as técnicas de autocontrole, você também conseguirá conter a crise em um tempo mais rápido.
5ª dica: Não é cientificamente comprovado, mas tem pessoas que seguram pedras de gelo durante a crise... segundo elas, a dor causada pelo frio do gelo, "distrai" o cérebro e concentra aquela energia toda nas palmas das mãos que passará a "sentir dor"... MAS CUIDADO: NÃO USE ISSO COMO UMA AUTOMUTILAÇÃO.
Mas bora falar das terapias orgânicas para se controlar a ansiedade?
Vamos dizer, curá-la (embora eu pessoalmente ache que a gente apenas MINIMIZA e não cura verdadeiramente)?
Faça sessões de psicoterapia;
Pratique algum tipo de atividade física regular (corrida, academia, futebol, etc);
Pratique a meditação (tem até aplicativos para você fazer isso diariamente)... tem também o Reiki, o Johrei, o Tai Chi Chuan;
Ouça música (ou se envolva a algum outro tipo de arte como desenho,pintura, artesanato, ikebana, dobraduras,etc);
Faça sempre uma alimentação saudável (claro, pode comer umas besteirinhas de vez em quando também).
Tá bom, queridos revolujovem? Acho que é mais ou menos isso...
Ah... mas não esqueça de algo fundamental: PROCURE UM (A) ESPECIALISTA NA ÁREA. Ele (a) melhor do que ninguém vai te indicar o melhor caminho a seguir.
Coraçãozinho da Revolujovem para vocês e, se possível, curte aí e comenta para debatermos mais de perto essa assunto tão sério.
LUCIANO SILVEIRA - Fundador e Diretor da Revolujovem.
Comments