Transtorno do Déficit de Atenção TDA- Conviver e respeitar
- Revolujovem
- 12 de fev. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de jan. de 2022

O que é Déficit de Atenção? A importância do respeito e da disciplina numa sala de aula.
De maneira bem simples, o Déficit de Atenção ou TDA é um dos transtornos comportamentais com maior incidência durante a infância e a adolescência e tem como características a dificuldade em manter o foco em um único objeto, facilidade em se distrair e agir como se estivesse “no mundo da lua”, apresentando dificuldades em se organizar e em concluir suas atividades, sejam elas escolares ou mesmo em sua própria casa.
Uma maneira de ajudar nesse processo é ser o mais disciplinado possível e adotar uma rotina para ajudar na aprendizagem. Para o sujeito com Déficit de Atenção é necessário adaptar algumas estratégias na sua rotina. É importante ter muito claro o que se deve fazer; isso o ajudará a reduzir sua ansiedade e facilitará para ele se organizar. É importante que os comandos sejam simples e claros e, de preferência, aos poucos, uma tarefa de cada vez. Ao se organizar, consegue-se treinar o cérebro para uma atividade mais organizada e a manter o foco, uma vez que isso é uma das maiores dificuldades para quem tem esse transtorno.
Os profissionais que podem realizar um excelente trabalho, dando apoio a escola, são o (a) Neurologista e o (a) Psicopedagogo (a), os quais podem contribuir para que se tenha uma boa qualidade de vida, mesmo convivendo diariamente com o TDA, Transtorno e Déficit de Atenção.
Vale ressaltar que o respeito a qualquer pessoa é vital para a vida no ambiente coletivo, seja a pessoa que for e qual necessidade ela vier apresentar. Todos nós temos alguma necessidade a ser suprida e o aluno que apresentar o Déficit de Atenção precisa de uma sala de aula organizada e de muita disciplina da parte de todos, para que o indivíduo consiga permanecer mais tranquilo e menos ansioso, promovendo uma aprendizagem significativa por parte desse aluno.
Mirlene M.Melo
Comments