Você tem a Síndrome de Peter Pan?
- Revolujovem
- 12 de fev. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de fev. de 2023

Para falarmos sobre o tema é preciso entender um pouco sobre o motivo pelo qual essa síndrome nos lembra Peter Pan e ganha o seu nome. Do que o personagem sentia mais medo? De crescer! Então, foge para a Terra do Nunca e vive um conto de fadas, onde se sente criança para sempre!
Encontramos nos dias de hoje, adultos se comportando como crianças, por não conseguirem fazer essa passagem, da infância à vida adulta, por medo ou resistência às mudanças e responsabilidades que vem com a transição. Adultos que resistem à maturidade, vivendo do conforto que a casa dos pais podem lhe prover por bem mais tempo do que o esperado, ou por que não dizer, mais tempo do que seus pais viveram com seus avós. Tempos ressignificados e uma pós-modernidade de alterou o pensamento das pessoas, onde os pais desejam que seus filhos se estabeleçam antes de saírem de casa e isso conjugou uma geração que tem demorado a sair dessa zona de conforto, protelando o amadurecer e a estar pronto para vivenciar a fase adulta e enfrentar seus riscos e frustrações.
Quando identificamos atitudes como essas em adultos com mais de 30 anos, dizemos que estes apresentam a síndrome de Peter Pan, identificada com maior incidência entre os homens e tem como sintomas mais comuns, dificuldades em lidar com as responsabilidades do dia a dia e suas consequências, medo da solidão, dificuldades em assumir e manter compromissos. Esse adulto sofre por não se sentir preparado para encarar as responsabilidades. Podemos dizer que a super proteção desse indivíduo, por parte dos pais, é uma das principais causas responsáveis por essa situação, onde o adulto prefere a estabilidade que seus progenitores lhe oferecem ao assumir as responsabilidades da própria vida. Os pais, por medo dos filhos sofrerem com as frustrações, acabam por não os prepararem para essa transição. Esse quadro pode se reverter, buscando uma psicoterapia, onde psicólogos podem ajudar, trabalhando o auto conhecimento e levar esse adulto a buscar por uma mudança de vida. Família e amigos também podem ajudar, conversando a respeito! Viver é correr riscos e se faz necessário amadurecer para experienciar o que a vida pode nos oferecer em épocas diferentes. Aprender com as dificuldades nos capacita a alçar voos maiores e a recompensa será a descoberta de suas potencialidades.
Mirlene Moreira Melo
Comments