
O Instituto Mundial do Jovem – Ignis é uma organização não - governamental fundada oficialmente em 1º de Janeiro de 2003 na Cidade de Curitiba, com o intuito de se tornar uma grande força propulsora para o desenvolvimento do jovem dentro do meio em que ele está inserido. Criado inicialmente como Movimento de Apoio e Incentivo ao Jovem em Agosto de 2001, o Ignis tornou-se uma ONG oficializada e vem trabalhando através de diferentes projetos visando à concretização de sua proposta.
O termo Ignis significa FOGO e seu objetivo oculto é mover as pessoas pela ação deste Elemento Vital, tal como o Sol que aquece, ilumina e promove a sustentabilidade da vida. O termo também faz analogia ao braseiro que se dissemina pelo contato “um a um”, até o seu alastramento ilimitado enquanto houver combustível.
Nossa instituição acredita que, para melhorar o mundo de um modo geral, é necessário que todos se unam e realizem ações sociais arrojadas, valorizando pessoas, incentivando boas ideias, desenvolvendo talentos, garimpando oportunidades, etc. Para isso, o Ignis lança mão de projetos de curto, médio ou longo prazo, programas permanentes de responsabilidade social e ambiental, bem como a realização de eventos de diferentes modalidades para abranger o maior número possível de pessoas, tanto na idealização e apoio, quanto na consecução das suas atividades.
MISSÃO
Dar apoio e incentivo ao jovem, desenvolvendo suas potencialidades e difundindo uma ampla cultura de voluntariado jovem coletivo com ênfase no empreendedorismo social.
OBJETIVOS GERAIS
I.Tornar-se uma instituição que seja referência ao jovem;
II.Adquirir notoriedade para implementar assuntos de interesse e importância ao jovem junto aos governos e outras instâncias;
III.Obter patamar de excelência em formação e capacitação de pessoas;
IV. Criar oportunidades para o jovem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
a) Gerar oportunidades profissionais, educacionais e culturais ao jovem;
b) Identificar talentos em todas as áreas de atividades humanas;
c) Desenvolver habilidades, competências e potencialidades no jovem;
d) Incentivar a criatividade e a genialidade humana;
e) Promover o acesso à educação de qualidade, a cultura e a arte de alto nível;
f) Propôr meios para se adquirir qualidade de vida com bases em preceitos de sustentabilidade;
g) Incentivar as relações de paz e cooperação entre as pessoas;
h) Promover os direitos humanos;
i) Incentivar ações de responsabilidade social;
j) Colaborar com as metas da ONU para o milênio.
CONCEITO DE LÍDER DO 3º MILÊNIO PARA O IGNIS
Analisando os perfis de alguns líderes que ora atuam na maioria das corporações, percebemos um comportamento altamente competitivo, agressivo, defensor do seu território e dos seus interesses, sem arrependimento de ofender aos seus liderados. A maioria segue a filosofia do “sonho americano”, da bela conta bancária, de uma bela mulher (ou marido), de um carro de luxo, mansão, casa de campo, casa de praia, etc. Em outras palavras, uma vida alicerçada basicamente nos bens materiais e nas aparências.
Percebemos que esse tipo de líder obtém brilhantes resultados na sua vida profissional, porém contrariamente a isso, péssimos resultados na vida afetiva. São aqueles exemplos de pessoas que acabam esquecidas: abandonadas pela empresa a que tanto se dedicaram, abandonadas pelo cônjuge, filhos, amigos, etc. Assim, acabam por se afundar na bebida ou nas drogas, terminando os seus dias num quarto frio e sombrio. São dignos de pena.
O líder do 3º milênio, no entanto, é um agente transformador. Para isso ele tem que ser a referência de felicidade. Deve sempre estar de bem consigo mesmo e com as pessoas a sua volta, deve saber motivar seus liderados extraindo deles os resultados esperados, alcançando-os com muita energia e motivação. Deve saber “conversar” com a Grande Natureza, extraindo dela profundos ensinamentos e também saber transformar em arte tudo aquilo que faz, pois o seu sentimento representa a própria manifestação do belo. Isso não significa que esse líder deva ser “o bonzinho”. Ele deve ser comprometido e exigir compromisso das pessoas. Deve intervir quando vir algo de errado, usando de sabedoria para falar as coisas certas no momento certo. Deve estar sempre atento para perceber ameaças e oportunidades que porventura se apresentem ao seu redor e deve desenvolver sua intuição para captar os “sinais” que se manifestam por meio dos acontecimentos e das ideias.
Perfil do Líder do 3º Milênio
I. Conhece a si próprio (suas forças e suas fraquezas);
II. Busca a sua própria melhoria contínua, incentivando as pessoas à sua volta;
III. Sabe lidar com as adversidades entendendo-as como oportunidades;
IV. É muito versátil otimizando o tempo, as condições e os recursos;
V. Possui coração amplo: ama os seus liderados estudando os melhores caminhos para seu crescimento;
VI. Está sempre atento ao bem estar das pessoas em qualquer situação;
VII. Possui compromisso com a humanidade e com a natureza;
VIII. Altamente disciplinado e organizado;
IX. Possui auto controle emocional;
X. Focado no respeito aos pais, às pessoas mais idosas e aos superiores hierárquicos, bem como a memória dos seus ancestrais;
Para a concretização dos nossos objetivos na formação dos líderes do 3º milênio, estruturamos o Sistema Kyoushi de Educação, promovendo formação continuada, preparando jovens para a vida em sociedade e mercado de trabalho. Assim, realiza cursos, palestras, workshops, exposições, etc. Para tanto, utiliza a Metodologia Katei-Kyoushi, a qual consiste na melhoria contínua do ser humano, alicerçada na trilogia Natureza, Humanidade e Arte e busca obter os seus resultados segundo o fluxograma:
IDENTIFICAR – ACOLHER – PREPARAR – IMERGIR - VERIFICAR
Vejamos o significado de cada item:
-
Identificar: encontrar o potencial talento que possa ser trabalhado;
-
Acolher: receber esse talento mesmo com as suas eventuais fraquezas;
-
Preparar: iniciar o processo de capacitação e desenvolvimento;
-
Imergir: proporcionar a imersão para a vivência real das ameaças e oportunidades;
-
Verificar: realizar mensurações e intervenções constantes no sentido de proporcionar desenvolvimento pleno do jovem talento.
O método de formação é todo focado no Kyoushi, o qual funciona como uma espécie de treinador individual, semelhante a um coach. Ele visa o crescimento integral do aprendiz/discípulo - deshi, contratando professores específicos (sensei) para ministrarem disciplinas técnicas. No entanto, ele pessoalmente cuida dos aspectos psicológicos do aluno (deshi), bem como com os aspectos técnicos para ascensão na carreira do formando. Também se preocupa com a saúde, tipo de alimentação e qualidade de vida do deshi, ajudando o discípulo a se auto conhecer e, assim ele próprio estabelecer o seu próprio plano de auto-alavancagem, ensinando-o a traçar metas e objetivos pessoais. O método é análogo àquele dos mestres de algumas artes marciais do oriente, onde o sensei ensina não apenas as técnicas de ataque e de defesa: ele trabalha os aspectos do sentimento e pensamento do discípulo, a disciplina, o respeito, a gratidão, a sinceridade, propiciando ao aluno um aprendizado muito mais valioso e profundo do que ele teria se fosse aprender simplesmente técnicas.
O principal programa do Sistema Kyoushi é o Programa de Formação Continuada Academia de Líderes do 3º Milênio.
“A velocidade do conhecimento é cada vez maior e, para a empresa se manter sempre atualizada é preciso atrair talentos jovens.”
Gilberto Dimenstein
Características do Programa
1.Aplicação da metodologia Katei-Kyoushi;
2.Acompanhamento constante e contínuo, não se encerrando aos primeiros resultados e conquistas;
3.Conteúdos aprofundados trabalhados em oficinas que permitam ao deshi vislumbrar assuntos globais de grande importância estratégica para o mundo do trabalho contemporâneo;
4.Processo de super-intensivo de desenvolvimento das habilidades e competências propostas num período de 90 dias, incluindo um ágil processo de imersão em empresas e outras instituições no sentido de vivenciar experiências práticas de gestão, comportamento, trabalho em equipe, etc.
A proposta do nossa instituto é fomentar um novo jeito de fazer voluntariado. Trata-se do empreendedorismo social, da visão transformadora que incentiva o indivíduo a alcançar a autonomia social, a auto-suficiência, o pensar independente em prol da comunidade em que está inserido. De um modo geral, nossa rede promove ações sociais e cursos voltados ao “ensinar a pescar”, oportunizando programas de transformação social, geração de renda, capacitação profissional, qualificação de pessoas e identificação de talentos.
Para organizar e dar vida própria a rede, estamos divulgando nossas ideias e agregando mais e mais simpatizantes, que passam a integrar a estrutura funcional da mesma em comissões diferenciadas, cada qual voltada a um nicho social : Comissão de Voluntariado Universitário, Comissão de Voluntariado Comunitário, Comissão de Voluntariado Escolar, Comissão de Voluntariado Corporativo, Comissão de Eventos de Apoio e Incentivo ao Jovem, Comissão da Plataforma Ignis Web Jovem. À medida em que se submete a cursos e desenvolve ações de empreendedorismo social, o integrante passa a receber denominações como líder, coordenador, supervisor, diretor, compondo um organograma funcional estabelecido pelo Instituto Ignis. Para aspirar a tais responsabilidades, o indivíduo passa a se tornar associado da instituição e a participar de um “clube de vantagens” próprio, regimentado pela Diretoria Financeira do instituto, ao mesmo tempo em que colabora para a execução dos projetos e eventos.
Por seu novo estatuto, o Instituto Mundial do Jovem - Ignis fica constituído por três grandes entidades:
A ACADEMIA DE LÍDERES
A REVOLUJOVEM
A IGNIS HOLDING